Uma das dificuldades de quem está aprendendo inglês é o uso dos verbos auxiliares. Pois boa parte dos brasileiros acredita que isto é estranho e que não temos isso no português. Talvez aprender o uso destes verbos não seja tão difícil se começarmos pelo futuro. No inglês temos duas formas de auxiliares para o furturo dos verbos: WILL e TO BE GOING TO.
Antes de falarmos sobre estes auxiliares em inglês, vejamos o que temos no português; quando queremos falar de algo que vai acontecer, usamos o verbo IR. Como acabei de escrever, ao invés de acontecerá, usei o verbo Ir para indicar uma ação futura. Isto não se assemelha com o que acontece no inglês? Ao falar em inglês 'o que vai acontecer', digo "what's going to happen'. O to be going to serve para indicar uma ação futura praticamente certa ou préviamente planejada. Não há nesta estrutura nada que possa parecer estranho ou tão diferente de nossa língua. Se o que falaremos se refere a uma ação futura que depende de algo para acontecer usaremos WILL. Por exemplo, suponhamos que você está em casa assistindo novela e percebeu que isso é muito chato, você olha para sua mão e diz 'mãe, eu vou ouvir música no meu quarto'. Você acabou de decidir isso, então esta frase fica assim em inglês: 'mom, I will listen to music in my bedroom'. O WILL aparece indicando futuro, uma vez que não há conjugação de verbos neste tempo na língua inglesa e usamos este auxiliar e não o outro por ser algo que foi decidido no momento.
O outro auxiliar é usado em situações onde o que acontecerá já foi planejado. Exemplo: Amanhã antes de ir trabalhar irei ao mercado - Tomorrow, before going to work, I'm going to go to the supermarket. É dessa maneira que usamos os auxiliares em inglês. Se queremos fazer uma pergunta, a estrutura é a seguinte: Will you travel next month?; Is she going to move out? Como em quase todas as situações de perguntas em inglês há um verbo antes do pronome inicial.
Talvez ainda fique uma pergunta: como fazer para saber se o que será dito ou escrito se refere a algo previamente planejado ou não? Sempre pense que tudo o que falamos ou escrevemos faz parte de um contexto, assim ficará mais fácil de identificar sua necessidade e o que usar.
Não dá para esquecer que quando se fala de algo que poderá acontecer dependendo de outra coisa ou pessoa, ou seja, um futuro incerto, WILL será sempre a melhor pedida. Contudo, se oque será dito é algum tipo de predição, dá para usar qualquer um deles.
Seguem exemplos:
If it doesn't rain, we will play soccer. (condicional, você não tem certeza se vai acontecer ou não)
If you don't study enough, you're going to fail again. (predição, há um ato que será consequencia de outro, neste caso poderia ser usado qualquer um dos auxiliares futuro).
Lembre que as regras são para ajudar-nos a entender a estrutura da língua, porém é o uso que nos fará mais íntimo dela.
Espero que este testo possa ajudar quem ainda não entende os auxiliares. Em breve escreverei sobre o passado e presente.
quinta-feira, 23 de junho de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário